CAI
   


Campeonato Santa Maria de Itabira
Regulamento da competição 2019
05/05/2019 às 08:51:03
  -
 
 
Sumário
DEFINICÕES --------------------------------------------------------------------------------------------- 3
CAPÍTULO I - DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ----------------------------------------------- 4
CAPÍTULO II - DO TROFÉU E DOS TÍTULOS --------------------------------------------------------- 5
CAPÍTULO III - DA CONDIÇÃO DE JOGO DOS ATLETAS ------------------------------------------- 5
CAPÍTULO IV - DO SISTEMA DE DISPUTA ----------------------------------------------------------- 6
CAPITULO V - DURANTE A PARTIDA ---------------------------------------------------------------- 8
CAPÍTULO VI - DAS DISPOSIÇÕES FINANCEIRAS --------------------------------------------------- 8
CAPITULO VII - DAS RESPONSABILIDADES DAS EQUIPES ----------------------------------------- 8
CAPITULO VIII - DA DISCIPLINA ---------------------------------------------------------------------- 9
CAPITULO IX - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS ---------------------------------------------------------- 10
ANEXO A – RELAÇÃO DOS CLUBES PARTICIPANTES ---------------------------------------------- 12
ANEXO B – COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS ----------------------------------------------------------- 13
ANEXO C – AUTORIZAÇÃO DE MENORES ---------------------------------------------------------- 14
 
DEFINIÇÕES
Ao Coordenador Geral Compete:
- Fixar datas e definir locais dos jogos;
- Tomar decisões de natureza técnica e/ou administrativa;
- Deliberar decisões sobre os aspectos técnicos deste regulamento.
- Indicar e enviar delegados para o jogo.
- Cumprir e fazer cumprir todos os itens do regulamento.
- Orientar na organização, direção e elaboração da tabela dos jogos.
Comissão disciplinar
01 (um) Presidente Representante do Coordenador geral.
04(quatro) Auditores escolhidos pelos representantes das equipes.
 
DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO
Art. 1º – O Campeonato Santa-Mariense de Futebol Amador da série B 2019, é regido por dois regulamentos mutuamente complementares identificados a seguir que os participantes não poderão alegar desconhecimento:
a) Regulamento Geral das Competições – que trata das matérias comuns aplicáveis a todas as competições sob a coordenação da SMEL;
b) Regulamento Específico da Competição – que considera o sistema de disputa e outras matérias específicas e vinculadas a esta competição.
Art. 2º – Os critérios técnicos de participação dos clubes no Campeonato são os seguintes:
CRITÉRIO 1: Não ter nenhuma punição proveniente de competições anteriores realizadas ou apoiadas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
CRITERIO 2: Ser convidado ou ter sua proposta de participação aprovada pela SMEL.
Art. 3º -O Campeonato será disputado na forma deste regulamento, pelos 16 clubes identificados no Anexo A – Relação dos Clubes Participantes, em conformidade com os critérios técnicos de participação estabelecidos no Artigo 2º.
§ 1º Poderão participar da competição qualquer atleta nascido a partir de 2.003, desde que devidamente inscrito e autorizado pelos responsáveis, identificado no Anexo C – Autorização de menores;
§ 2º Cada equipe poderá inscrever até 30 atletas e 05 integrantes da comissão técnica;
§ 3º As inscrições dos atletas e comissão técnica para a competição se encerram no dia 28/02/2019;
Inciso I – Não haverá acréscimo ou substituição de atleta;
CAPÍTULO II
DO TROFÉU E DOS TÍTULOS
Art. 4º – Ao clube vencedor do Campeonato será atribuído o título de Campeão Santa-mariense da Série B de 2019 e ao segundo colocado o título de Vice-campeão Santa-mariense da Série B de 2019.
§ 1º – O troféu representativo do Campeonato denomina-se Troféu José Januário Coelho, cuja posse será assegurada ao clube que houver conquistado o Campeonato.
§ 2º – O clube que conquistar o título de campeão receberá o troféu correspondente e 35 medalhas douradas destinadas aos seus atletas, comissão técnica e dirigentes; o clube vice-campeão receberá o troféu correspondente e 35 medalhas prateadas, com a mesma destinação. Troféus para o artilheiro, goleiro destaque e melhor jogador da competição e medalhas para a seleção do campeonato, formada por 11 jogadores e 1 técnico.
§ 3º – A SMEL publicará as diretrizes relativas à entrega de troféu e medalhas do Campeonato até 15 dias antes do seu encerramento.
§ 4º – A SMEL poderá negociar comercialmente ou em homenagem a adoção de outra denominação para o troféu de campeão Santa-mariense, através de contrato com patrocinador específico ou cerimônia de honraria.
CAPÍTULO III
DA CONDIÇÃO DE JOGO DOS ATLETAS
Art. 5º – Somente poderão participar do Campeonato os atletas que tenham sido registrados na SMEL e tenha a credencial confeccionada de acordo com os prazos estabelecidos no Art. 3, §4º.
§ 1º Os atletas menores de 18 anos só poderão participar do Campeonato Santa-mariense de Futebol Amador da Série B 2019 com autorização dos pais ou responsáveis, identificado no Anexo C – Autorização de menores;
CAPÍTULO IV
 
DO SISTEMA DE DISPUTA
Art. 6º - Resumo do sistema: O Campeonato será disputado em quatro fases, no sistema de chaveamento, quartas-de-finais, semifinais e finais.
Art. 7º – Os clubes serão distribuídos em 4 chaves A, B, C e D, sendo compostas por 3 equipes cada, classificando-se o primeiro e segundo colocados de cada chave para a próxima fase, observada a seguinte sequência de fases: I - Primeira Fase: 12 clubes distribuídos em quatro chaves; II - Segunda Fase: (Quartas-de-finais): 08 clubes distribuídos em quatro grupos de dois clubes cada; III fase: 04 clubes distribuídos em dois grupos de dois clubes cada; IV - (Final): dois clubes, em um grupo. Na fase de grupos, os confrontos serão realizados fora da chave, da seguinte forma: Chave A x Chave B, Chave C x Chave D. Os 08 clubes classificados para as quartas-de-finais se enfrentarão no sistema de cruzamento simples assim estabelecido: 1º A x 2º A, 1º B x 2º B, 1º C x 2º C, 1º D x 2º D. Nas semifinais se enfrentarão da seguinte forma: vencedor 1 x vencedor 4 e vencedor 2 x vencedor 3.
§ 1º - Os confrontos da primeira fase envolverão os 16 clubes identificados no Anexo A – Relação de clubes participantes, de acordo com sorteio público realizado pela SMEL no dia 04/01/2019.
§ 2º – Em todas as fases, os clubes as iniciarão com zero ponto (ganhos e perdidos).
Art. 8º – A composição dos grupos para todas as fases do Campeonato está identificada no Anexo B – Composição dos Grupos.
Art. 9º – A partir da segunda fase o clube que somar o maior número de pontos ganhos ao final da partida em disputa dentro do seu grupo, em cada fase, estará classificado para as fases seguintes; na quarta fase (Final), o clube será proclamado campeão.
Art. 10º – Os critérios de desempate serão definidos abaixo, de acordo com a fase em questão:
Primeira fase (chaveamento)
1. Maior saldo de gols na fase;
2. Maior número de gols marcados na fase;
3. Menor número de gols sofridos na fase;
4. Menor número de cartões vermelhos;
5. Menor número de cartões amarelos;
6. Menos cartões totais:
7. Aproveitamento;
8. Sorteio
Segunda, terceira e quarta fases:
1º) maior saldo de gols;
2º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.
§ 1º – A disputa de pênaltis, quando aplicável, deverá ser iniciada em até 10 minutos após o término da partida.
§ 2º - Não haverá vantagem em nenhuma das fases, sempre que houver empate em nº de pontos/saldo de gols ao final da partida, a equipe classificada será definida através das cobranças de pênaltis.
Art. 11º – Em cada confronto eliminatório, em quaisquer das fases, a definição do estádio deverá ser de responsabilidade da SMEL, e poderá sofrer alteração de acordo com a necessidade.
Art. 12º – O mando de campo de todas as partidas pertencerá ao clube colocado à esquerda da tabela elaborada pela SMEL.
Parágrafo único - Para todas as fases os mandos de campo serão definidos pela SMEL, seguindo o posicionamento definido da fase de grupos.
Art. 13º – As equipes classificadas do 1º ao 4º lugares garantem vaga no Campeonato Santa-Mariense de Futebol Amador da Série A de 2020. As equipes classificadas do 5º ao 12º lugar respectivamente na Série B de 2020.
CAPITULO V
 
DURANTE A PARTIDA
Art.14º - Haverá uma tolerância de 15 minutos para horário de início de jogos, a responsabilidade pelo cronometro será do mesário.
Art.15º - Caso a equipe não cumpra o art.14º esta será considerada perdedora por W x O ou seja 3 x 0 a favor do adversário.
Art.16º - Caso haja abandono de campo por qualquer equipe antes do termino da partida, esta será considerada perdedora por W x O e julgada pela comissão disciplinar. Caso algum jogo não aconteça por uma equipe estar com número inferior a sete jogadores, os atletas inscritos que não comparecerem ficaram suspensos de todas as atividades por um período de um (01) ano, salvo apresentando justificativa em um prazo máximo de 48 horas.
Inciso I – A equipe que abandonar uma partida por 2 vezes consecutivas, seja por número insuficiente de atletas ou qualquer outro motivo que não seja justificado em um prazo máximo de 48 horas, a mesma ficará impedida de disputar a edição seguinte do campeonato santa-mariense de futebol amador tanto da série A quanto da B.
Inciso II – A equipe que for declarada perdedora da partida por W x O, ficará impedida de participar por 2 anos consecutivos do campeonato santa-mariense de futebol amador tanto da série A quanto da B.
Art.17º - Toda partida que por motivo de força maior e alheiro a vontade do arbitro e da organização, for interrompida, será jogada o tempo que restar com o mesmo placar do momento, caso tenha sido jogado 75% do tempo de jogo (22’30’’ do segundo tempo), neste caso a partida será considerada completa.
CAPÍTULO VI
DAS DISPOSIÇÕES FINANCEIRAS
Art. 18º – Aos clubes caberá somente o pagamento da taxa de inscrição na competição da equipe e dos atletas.
Art. 19º – Os pagamentos referentes às despesas com arbitragem, premiação e demais custos da competição será de responsabilidade da SMEL.
CAPITULO VII
DAS RESPONSABILIDADES DAS EQUIPES:
Art.20º - As equipes serão responsáveis:
§1º - Cumprir e fazer cumprir o regulamento específico e o regulamento geral.
§2º - Não permitirem que seus atletas usem bebidas alcoólicas antes ou durante os jogos;
§3 - Apresentar-se uniformizadas para as partidas, 15 minutos antes do horário previsto em tabela e/ou nota oficial;
CAPITULO VIII
DA DISCIPLINA
Art. 21º - O Atleta ficará suspenso quando:
§1º - Obtiver 02(dois) cartões amarelos – suspensão: 01 (uma) partida
§2º - Receber o cartão amarelo seguido de vermelho – suspensão: 01(uma) partida.
§3º - Receber cartão vermelho direto – suspensão: 01 (uma) partida e julgamento pela comissão disciplinar (se necessário).
§4º - Receber o 3º cartão amarelo seguido de vermelho consequentemente: suspensão de 02 (duas) partidas e julgamento pela comissão disciplinar (se necessário).
§5º - Para as quartas-de-finais caso o atleta tenha apenas 1 cartão amarelo, o mesmo será zerado.
 
Art.22º - O atleta mesmo não estando disputando uma partida, uniformizado ou não, que for flagrado ofendendo dirigente, arbitro, coordenadores ou qualquer pessoa envolvida na organização do Campeonato Santa-Mariense de Futebol Amador 2019, será relatado em súmula, suspenso de uma partida e ainda julgado, podendo sua suspensão ser estendida.
Art.23º - O atleta relatado em súmula e julgado pela comissão disciplinar, será eliminado da competição e/ou suspenso de todas as atividades e competições por um período de no mínimo 01(um) ano:
§1º - Quando agredir ou tentar agredir, adversário, arbitro, dirigente ou membros da comissão organizadora.
§2º - Provocar tumulto, mesmo não estando atuando.
Art. 24º - Os incidentes dentro das torcidas serão relatados em súmula e analisados pela comissão organizadora.
CAPITULO IX
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 25º – As partidas do Campeonato Santa-Mariense de Futebol Amador da série B 2019 serão jogadas em estádios definidos pela SMEL.
Art. 26º – Os direitos sobre as propriedades comerciais relacionados com os jogos do Campeonato serão definidos nos acordos comerciais firmados ou autorizados pela SMEL.
Art. 27º – Os acordos comerciais e orientações protocolares deverão ser respeitados integralmente pelos clubes participantes do Campeonato e serão objeto de Diretriz Técnica a ser publicada oportunamente.
Art. 28º – A bola a ser utilizada na competição será de marca a ser divulgada posteriormente em boletim técnico e sempre de responsabilidade da SMEL.
Art. 29º – Ao final da segunda fase (quartas-de-finais) os cartões amarelos serão zerados, o que não inclui o segundo cartão amarelo, cuja suspensão automática decorrente permanece em vigor.
Art. 30º – O Campeonato Santa-Maria de futebol Amador da série B 2019 será regida pelas regras oficias da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e pelas adaptações constantes neste regulamento geral, as quais sobrepõem regras oficias.
Art. 31º - Para que a equipe tenha condições de jogo, esta deverá se apresentar para o jogo no horário previsto na tabela, ou nota oficial, devidamente uniformizada.
Art.32º - Cada equipe poderá realizar 07 (sete) substituições.
Art.33º - A escala da equipe de arbitragem será de responsabilidade da Comissão de Arbitragem.
At. 34º - Os árbitros designados para apitar uma partida não poderão ser vetados.
Art. 35º - A equipe de arbitragem das semifinais e finais será escolhida por votação dos clubes envolvidos.
A SMEL expedirá normas e instruções complementares que se fizerem necessárias à execução do presente regulamento e os casos omissos serão resolvidos pela SMEL.
O presente regulamento foi lido e aprovado por todos os representes, que abaixo assinam:
1. ORIENTE FUTEBOL CLUBE _____________________________________________________________________
2. A. A. HEMATITA _____________________________________________________________________________
3. BARRO PRETO ESPORTE CLUBE ________________________________________________________________
4. LARANJINHA FUTEBOL CLUBE _________________________________________________________________
5. POÇÃO FUTEBOL CLUBE ______________________________________________________________________
6. SÃO JOSÉ FUTEBOL CLUBE ___________________________________________________________________
7. ITAUNINHA FUTEBOL CLUBE___________________________________________________________________
8. MOLEQUES OUSADOS FUTEBOL CLUBE __________________________________________________________
9. UDINESE FUTEBOL CLUBE ____________________________________________________________________
10. DESTAQUE FUTEBOL CLUBE ___________________________________________________________________
11. SPARTA-B FUTEBOL CLUBE____________________________________________________________________
12. CSU-RAVELLES FUTEBOL CLUBE________________________________________________________________
 
REC-REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO
ANEXO A – RANKING DOS CLUBES PARTICIPANTES 2018
1- GRO FUTEBOL CLUBE – SANTA MARIA DE ITABIRA
2- HEMATITA FUTEBOL CLUBE – ANTONIO DIAS
3- MEDEIROS FUTEBOL CLUBE – SÃO SEBASTIÃO
4- BOLÍVIA FUTEBOL CLUBE - PASSABÉM
5- JAPÃO FUTEBOL CLUBE – ANTÔNIO DIAS
6- BARRO PRETO FUTEBOL CLUBE – STA MARIA DE ITABIRA
7- MOLEQUES OUSADOS FUTEBOL CLUBE – ANTÔNIO DIAS
8- UDINESE ESPORTE CLUBE – ITABIRA
9- SÓ AMIGOS FUTEBOL CLUBE - ITABIRA
10- LARANJINHA FUTEBOL CLUBE - STA MARIA DE ITABIRA
11- URT FUTEBOL CLUBE - STA MARIA DE ITABIRA
12- POÇÃO FUTEBOL CLUBE - STA MARIA DE ITABIRA
13- DESTAQUE FUTEBOL CLUBE - ITABIRA
14- SÃO JOSÉ FUTEBOL CLUBE - STA MARIA DE ITABIRA
15- LION FUTEBOL CLUBE – ITABIRA (PUNIDO)
16- JUVENTUS FUTEBOL CLUBE – ITABIRA (PUNIDO)
Observações:
O Anexo A é parte integrante do Regulamento Específico de Competição do Campeonato Santa-mariense de Futebol amador da Série B /2019 (Art. 2º).
 
CAMPEONATO SANTA-MARIENSE DE FUTEBOL DE AMADOR DA SÉRIE B /2019
REC-REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO
ANEXO B – RELAÇÃO DOS CLUBES PARTICIPANTES 2019
1. ORIENTE FUTEBOL CLUBE
2. A. A. HEMATITA
3. BARRO PRETO ESPORTE CLUBE
4. LARANJINHA FUTEBOL CLUBE
5. POÇÃO FUTEBOL CLUBE
6. SÃO JOSÉ FUTEBOL CLUBE
7. ITAUNINHA FUTEBOL CLUBE
8. MOLEQUES OUSADOS FUTEBOL CLUBE
9. UDINESE FUTEBOL CLUBE
10. DESTAQUE FUTEBOL CLUBE
11. CSU RAVELLES FUTEBOL CLUBE
12. SPARTA-B FUTEBOL CLUBE
 
CAMPEONATO SANTA-MARIENSE DE FUTEBOL DE AMADOR DA SÉRIE B /2019
REC-REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COMPETIÇÃO
ANEXO C – COMPOSIÇÃO DOS GRUPOS
1ª Fase
2ª Fase (Quartas-de-finais)
CHAVE E
1º colocado A
2º colocado A
1º colocado B
2º colocado B
1º colocado C
2º colocado C
1º colocado D
2º colocado D
3ª Fase (Semifinais)
CHAVE F
Vencedor QF1
Vencedor QF2
Vencedor QF3
Vencedor QF4
4ª Fase (Finais)
CHAVE H
Vencedor SF1
Vencedor SF2
Observação: O Anexo B é parte integrante do Regulamento Específico de Competição do Campeonato Santa-mariense de Futebol amador da Série B /2019 (Art. 2º).
CHAVE A
CHAVE B
CHAVE C
CHAVE D
POÇÃO
ITAUNINHA
BARRO PRETO
LARANJINHA
SÃO JOSÉ
ORIENTE
MOLEQQUES
A.A. HEMATITA
DESTAQUE
CSU-RAVELLES
UDINESE
SPARTA-B
 


dengue

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tabela final
29/08/2023 às 06:50:36 -

OUÇA NOSSA RADIO - FUTEBOLITABIRANO - America x Cruzeiro
04/02/2020 às 15:08:46 -

Principais noticias da copa Itatiaia
20/12/2019 às 18:46:27 -

Principais Campeões do Amador de Itabira
02/01/2019 às 01:29:43 -

Times extintos em Itabira
01/01/2019 às 18:39:16 -

Times ativos em Itabira
01/01/2019 às 18:37:22 -

Classificação primeira fase - 2018 - Segunda divisão mineira
26/08/2018 às 18:27:52 -


© Futebol Itabirano 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: futebolitabirano@futebolitabirano.com.br

Fale Conosco