NOTÍCIAS
Secretária de esportes reuniu com diretoria da Liga de Itabira
05/08/2021 às 06:39:18

Fonte: Assessoria comunicação da Liga de Itabira

Foto: Divulgação

A Liga Itabirana de Futebol Amador – Lifa, recebeu na tarde de ontem (04) a visita da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, Natália Lacerda Faria. Ricardo Freitas, presidente da Liga, disse que a presença da secretária foi o cumprimento de uma “promessa” feita por ela: “Tivemos dois encontros anteriores e em um deles, ela, gentilmente, disse que nos faria uma visita para conhecer a estrutura de nossa sede e alinharmos as futuras ações para o futebol amador de nossa cidade.

Ela cumpriu o prometido”. Ainda de acordo com Ricardo, a reunião durou cerca de duas horas e foram discutidos a atual situação do esporte em Itabira, em especial o campeonato de futebol amador, paralisado desde 2019.

Ricardo salientou sua preocupação com os atletas “parados” há mais de um ano e a necessidade urgente de manutenção dos campos de futebol, já que os clubes estão descapitalizados devido a pandemia.

“É uma situação dificílima, pois com os campeonatos acontecendo, já havia a dificuldade financeira, mas sempre aparecia um patrocinador, agora, sem renda nenhuma, os clubes passam por situação complicada e a Lifa não foge desta situação”, disse o presidente. Sobre a possibilidade do retorno imediato do campeonato, o presidente disse que vão iniciar os estudos para que os jogos aconteçam em campos fechados, já que, apesar de eventos para até 200 pessoas estar liberados pela prefeitura, a grande maioria dos campos não possuem controle de público, o que impede a realização em locais abertos. Campos de futebol com controle de público poderão ser sondados para a eventual realização do campeonato, inclusive campos de futebol de clubes recreativos.

De acordo com Ricardo Freitas, a Liga vai entrar em contato com os presidentes destes clubes para, juntos, analisarem a cessão dos espaços para a realização do Amador: “Temos alguns campos que podemos utilizar para realizar o campeonato restrito ao público, mas acredito que muitos times irão querer participar, daí a necessidade de contarmos com a colaboração dos presidentes de Clubes Recreativos para utilizarmos seus campos, mas tudo isso será analisado e conversado com eles”.

Valores

De acordo com a secretária Natália Lacerda, a prefeitura tem interesse em apoiar a realização do campeonato amador em Itabira, porém, o órgão público não pode custear todo o campeonato, afinal, a prefeitura não é a realizadora do evento (campeonato amador).

Ela salientou que “a Lifa precisa manifestar seu interesse, apresentando um projeto, com planilha orçamentária, para apreciação, aprovação e elaboração do Termo de Fomento, peças fundamentais para obtenção dos recursos que irão viabilizar o campeonato”. Ricardo Freitas Não quis falar sobre valores: “Apesar de termos uma planilha pronta, prefiro rever algumas situações, tendo em vista a atual situação de pandemia e junto com minha diretoria, apresentar à secretária valores justos e com condições de realizar um bom campeonato.

Parceria: Lifa e Secretaria de Esportes.
Natália Lacerda disse que acredita muito na direção atual da Lifa e no seu projeto, previamente apresentado: “A Liga foi a primeira entidade que eu me reuni.

Assim como o prefeito, eu tenho um desejo enorme em fortalecer, reativar, reviver o futebol amador aqui pra Itabira, afinal, Itabira respira o futebol amador e não temos como negar isso.

Sei que estamos em um momento (pandêmico) que todos os nossos planos podem mudar, mas me lembro que em nosso primeiro encontro (foram três) antes não tínhamos nenhuma perspectiva para realização do campeonato amador.

Hoje, tivemos a oportunidade de sentar e iniciar uma discussão que poderá trazer importantes benefícios para os mais de 600 atletas envolvidos neste processo.

A gestão da pandemia, conduzida pela excelência dos serviços do nosso prefeito, bem como o trabalho realizado na Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, tem possibilitado essas discussões.

O que posso adiantar é que, tanto eu como o prefeito Marco Antônio, temos todo interesse em iniciar este processo e, ainda que em campos fechados, trazer a alegria do futebol para nossa comunidade.

Ricardo Freitas destacou a simpatia e compromisso da secretaria com o esporte municipal: “A cada encontro que tenho com a secretária (Natália Lacerda) ela me surpreende, afinal, seu compromisso com o esporte e sua empatia com os atletas Itabiranos me alegram e me motivam.

Hoje não foi diferente, a Secretária reafirmou sua vontade, não apenas da realização do Campeonato Amador, mas na parceria da Lifa com a SMELJ para outros projetos futuros”.

O presidente completou: “A Liga está de portas e coração abertos para novas ideias e projetos com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes. Acredito que hoje foi o início de uma longa parceria que trará benefícios a milhares de atletas, seus familiares e amantes do esporte, seja ele futebol ou outras modalidades”.

A reunião contou, além do presidente da Lifa Ricardo Freitas e da Secretária Natália Lacerda, com a presença do diretor de Lazer e Mobilização da Juventude João Mário de Brito e dos diretores da Lifa Silvio Andrade (primeiro secretário, José Antonio “DORRE” (diretor de patrimônio) e Lucas Fernandes. 



Ello

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Tabela final
29/08/2023 às 06:50:36 -

OUÇA NOSSA RADIO - FUTEBOLITABIRANO - America x Cruzeiro
04/02/2020 às 15:08:46 -

Principais noticias da copa Itatiaia
20/12/2019 às 18:46:27 -

Principais Campeões do Amador de Itabira
02/01/2019 às 01:29:43 -

Times extintos em Itabira
01/01/2019 às 18:39:16 -

Times ativos em Itabira
01/01/2019 às 18:37:22 -

Classificação primeira fase - 2018 - Segunda divisão mineira
26/08/2018 às 18:27:52 -


© Futebol Itabirano 2024. Todos os direitos reservados. Webmail

E-mail: futebolitabirano@futebolitabirano.com.br

Fale Conosco